segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Você sabia?

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados aos muares (mulas) e asininos (asnos) são 8 milhões de cabeças, cuja maior concentração encontra-se na região Sudeste, seguida pelas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte.


Cavalo Big Jake

O maior cavalo do mundo, o Big Jake, mede 2,10 metros e vive em Poynette, Wisconsin (EUA).

Segundo seu dono, o animal é um “gigante gentil” e adora pessoas. Além disso, ajuda no trabalho para o sustento da família.


Sinal das orelhas dos cavalos

O sinal das orelhas é considerado o mais importante na comunicação dos cavalos. Elas podem mostrar o ânimo ou a atenção do animal. Por exemplo:
- inclinação aguda para frente indica tensão, curiosidade ou boa intenção;
- caídas para o lado significam aborrecimento ou cansaço;
- abaixadas e voltadas para trás indicam animosidade ou agressão;
- em pé e voltadas para trás denotam a presença de um dominador, o treinador ou cavaleiro, e também, submissão.


Conhecendo um pouco mais os cavalos [4]

. Escavar o chão com as patas mostra o desejo de achar algum alimento ou de estar pedindo-o ao seu dono.
. Levantar a pata dianteira é ameaça, pois dá início ao coice frontal, enquanto que levantar a perna traseira é um ato defensivo, anterior ao coice.
. O lado brincalhão é demonstrado pelo ato de abocanhar,
puxando o canto da boca. A cordialidade entre eles é representada pela brincadeira de mordiscar os pelos ou a crina.

- Dominique Barbier


"...Cavalos nos ensinam a pedir sem agressão, a amar sem condição e a evitar o lado destrutivo da perfeição. Ensinam-nos a sublimar-nos através de dividir, dar e curar. Ensinam-nos a desfrutar de cada momento por sua novidade e encantamento e a manter-nos fiéis às melhores tradições do passado."

Loros, barrigueira e cilha


Loros
São as peças de couro que sustentam os estribos, presos na armação da sela através de argolas.

Barrigueira e Cilha
Barrigueira é a peça que passa pela barriga do cavalo com a finalidade de ajustar a sela. A cilha é uma peça mais estreita, que passa pela região do cilhadouro (situada abaixo do costado entre as axilas e o ventre).


Horseball

O jogo
Duas equipes, de quatro conjuntos(cavalo e cavaleiro/amazona) titulares cada, e dois reservas – homens ou mulheres –, participam num jogo de horseball. Os competidores devem apanhar a bola do chão sem desmontar do cavalo.
Em dois tempos de dez minutos, o objetivo é fazer com que a bola, com seis alças de couro, passe por dentro de um dos dois aros a 3,5 metros do chão, marcando um gol. Com a posse da bola, a equipe precisa de efetuar três passes, entre três jogadores diferentes, antes de poder rematar pontuar. Cada aro ― muito similar a uma grande cesta de basquete ― localiza-se em uma extremidade do campo, este com medidas que variam entre 20m x 60m e máximas de 35m x 75m.

Os cavalos dormem em pé? Verdadeiro ou falso?

Verdadeiro! Isso ocorre porque possuem ligamentos especiais - chamados suspensores do boleto -, capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto estão dormindo.

Mas nada impede o cavalo de dormir deitado. Segundo os especialistas, dormir em pé é uma forma de defesa do animal, que, assim, estaria pronto para escapar diante de qualquer ameaça. Por isso, ele só se deita para dormir quando sente que está num lugar seguro. O curioso é que o cavalo só dorme em pé durante as duas primeiras fases do sono, mais superficiais.
 
 

Cavalos linfáticos e alimentação


Cavalos linfáticos e alimentação

O cavalo linfático se caracteriza por ser um animal que apresenta menos energia que o cavalo normal. Ele age de maneira mais lenta aos comandos transmitidos pelo cavaleiro e geralmente precisa de atitudes mais enérgicas e precisas para responder ao ginete com precisão.
Para suprir esta “falta de energia”, existem no mercado inúmeras rações mais calóricas e diversos suplementos que ajudam o cavalo a estar mais disposto, sendo necessário, porém, cuidado para não exagerar na dose, uma vez que o excesso de suplementos pode trazer problemas de saúde ou até mesmo ser automaticamente eliminado pelo organismo do cavalo, não surtindo o resultado desejado. É importante ressaltar que para alterar a ração do animal, bem como oferecer algum tipo de suplemento, se deve consultar um veterinário de confiança.
A Guabi produz rações ideais para fases e situações diversas de seu equino. Consulte sempre um médico veterinário.
 
 

Bucéfalo

Bucéfalo, o cavalo de Alexandre, o Grande. O nome é um pouco estranho, não é?
Bucéfalo é descrito como um cavalo negro que mais parecia uma máquina, quase impossível de ser domado. Muitos homens vieram de longe e foram derrubados na primeira tentativa de montá-lo.
Alexandre percebeu que o cavalo estava sempre assustado e decidiu dispensar a manta pesada de couro e
o freio metálico, que o machucavam. Utilizando apenas uma tira de seda, colocada suavemente na boca do animal, Alexandre conseguiu montá-lo. A partir daquele instante, nunca mais se separaram. Juntos, formavam uma arma de guerra imbatível.
Bucéfalo salvou a vida de seu único cavaleiro muitas vezes, e Alexandre também tinha muito cuidado para não perder seu cavalo.
As histórias contam que o cavalo acompanhou Alexandre até sua penúltima batalha, pois morreu na última, a única em que foram derrotados.

Conhecendo um pouco mais os cavalos [3]

'Abanar a cabeça, pode ser sinal de brincadeira, geralmente quando o cavalo está solto no campo e a correr. Contudo, pode também ser sinal de desconforto se estiver a ser treinado. '

'Com a vinda dos colonizadores portugueses, o cavalo foi trazido para transporte e também para auxiliar na agropecuária. Em 1847, o Duque de Caxias fundou o Clube de Corridas, o que levou o governo a importar da Europa garanhões Puro Sangue Inglês (PS I), que por sua vez levou à fundação do Jockey Club Fluminense em 1854. Em São Paulo, a Marquesa de Santos estimulava as corridas no campo da Luz, onde foi fundado o Club de Corridas Paulistano em 1875, atual Jockey Club de São Paulo. Em 1941, após a fundação das Federações Paulista de Hipismo, Hípica Metropolitana e Hípica Fluminense, nasceu a Confederação Brasileira de Hipismo, instituição responsável pelo esporte no Brasil. '



Conhecendo um pouco mais os cavalos [2]

O ronco é um som grave, curto e descontínuo. Pode ser de cumprimento, namoro ou maternal. Quase sempre está ligado ao reconhecimento, a um sinal leve de excitação, ou porque o cavalo viu uma pessoa querida, um alimento, uma égua ou o filho (potro). Existe também o ronco de namoro: é o mais excitante, pois é acompanhado do bater dos cascos e o movimento da cabeça, pescoço e cauda. Muitos cavalos reagem dessa forma na aproximação de seus donos.
Já o sopro é um som mais suave e com uma mensagem menos tensa, significando apenas algo como “Hum! O que é isso?!”. 


Conhecendo um pouco mais os cavalos

Além de emitirem sons como os relinchos, os cavalos utilizam as orelhas para se comunicar. Saiba o que a posição delas quer dizer:
Orelhas para trás: indica desconfiança a respeito do que está ocorrendo em seu ponto cego.
Orelhas para trás abaixadas: reação de agressão eminente. Ele pode estar tentando intimidar alguém ou apenas sinalizar um grande mau humor. Pode também indicar má vontade ou até mesmo de dor nas costas, razão pela qual ele não queira se mover.